· Objetivos gerais: Incentivar
a valorização do ambiente escolar como centro de referência para modificação de
hábitos e cultura com relação ao meio ambiente, através da conscientização
ambiental dos alunos da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco;
Promover a compreensão do funcionamento e a interdependência das espécies com o
meio abiótico, pela observação e pelo monitoramento da evolução da recuperação
da flora e, por decorrência, da fauna.
·
Objetivos específicos: Acompanhar e divulgar, juntamente com os
alunos, a recuperação de uma área de ambiente costeiro, inserida no bioma Mata
Atlântica, conforme orientação do CEE n°67/1998.
Transmitir
aos alunos através de trabalho e pesquisa de campo, em conjunto com os mesmos,
noções de educação ambiental; ampliar os conhecimentos sobre o bioma citado,
através de estudos teóricos e cognitivos; propor enfrentar os desafios
econômicos da conservação ambiental no bioma Atlântico e informar sobre a
necessidade de compreender a relação necessária entre economia e conservação da
diversidade biológica.
Oferecer
aos alunos condições para que os mesmos reconheçam que a sociedade e a natureza
possuem princípios e leis próprias e que o espaço geográfico resulta das
interações entre elas, historicamente definidas, assim como a presença e o
papel da natureza e sua relação com a vida das pessoas na construção do espaço
geográfico (Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares
Nacionais: Geografia. Ensino de 5° a 8° séries – (MEC/SEF, 1998)).
Levar
à compreensão do desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de
espaços físicos e as relações da vida humana com a natureza, a paisagem, e em
seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e ambientais.
(Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ensino Médio – (MEC/SEMTEC, 2002)).
1.1 Descrição do sujeito : Parte da comunidade de alunos da
E.E. Humberto de Alencar
Castelo Branco.
1.2 Descrição do método da pesquisa-ação: Os alunos serão entrevistados antes, durante
e após a aplicação de oficinas relacionadas ao desenvolvimento do projeto, para
estimular as ações positivas em relação ao meio ambiente. As oficinas serão
constituídas de seminários, trabalhos de
pesquisa ilustrativos, que ficarão em exposição na escola; também serão
exibidos filmes aos alunos, mostrando a evolução do processo de restauração da
vegetação no campo. As atividades visam cumprir à proposta pedagógica do estado em compromisso com o meio ambiente, (temas transversais, sempre
que o tempo permitir).
·
Critérios de inclusão do sujeito : alunos a partir do Ensino Médio 3º série e 9 ano do Ensino Fundamental. O trabalho
é realizado de acordo com as diretrizes do” Projeto Pedagógico da Escola,em processo, em salas de aula da própria escola.
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